quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Programação de Setembro no CCL


Centro de Cultura Libertária
Setembro 2012


Dia 15
Cinema na rua – às 21.30
Memória subversiva
Anarquismo e sindicalismo em Portugal: 
1886-1975
de José Tavares e Stefanie Zoche
com a presença do realizador

A partir de testemunhos de velhos militantes libertários, o documentário Memória Subversiva reconstitui quase um século de história do anarquismo em Portugal, desde os primórdios deste movimento até ao pós-25 de Abril de 1974. Pelo meio, é revelada a forte influência que este movimento exerceu no movimento operário e na sociedade portuguesa durante as primeiras décadas do século XX, assim como os episódios de resistência ao fascismo protagonizados pelos seus militantes, que vieram a ser vítimas de uma atroz repressão.


Dia 22
Cinema na Rua – às 21.30
Terra e liberdade
de Ken Loach

Com base no livro Homenagem à Catalunha de George Orwell, Ken Loach adaptou ao cinema um dos momentos históricos mais marcantes da luta pela liberdade do século XX, a chamada Guerra Civil de Espanha (1936-1939). Este filme revela, tal como o livro de Orwell, alguns dos aspectos mais esquecidos deste momento histórico: a revolução social emancipadora levada a cabo no campo antifascista e a traição dos estalinistas contra os sectores revolucionários que não conseguiam controlar.


Dia 29
16.30
Apresentação e debate do livro
Os caminhos da anarquia
de M. Ricardo de Sousa
com a presença do autor

Partindo de uma reflexão sobre as experiências históricas do movimento anarquista, o autor deste livro problematiza os caminhos possíveis para as alternativas libertárias em tempos de crise do sistema de dominação capitalista.