segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Ciclo de documentários/conversas Lutas contra a destruição de espaços naturais



18h - “Itoiz Hustu Arte

Documentário sobre a luta contra a construção da barragem de Itoiz, seguido de conversa.
 
 20h - Jantar vegetariano
 
“Itoiz Hustu Arte” [“Até esvaziar Itoiz”]
de Solidari@s com Itoiz
2008, 50 min.
(falado e legendado em castelhano)
 A barragem de Itoiz é uma obra hidráulica situada em Navarra, entre os vales de Arce e Lónguida, tendo recebido o nome de uma das aldeias que submergiu. Tem 122 metros de altura, uma largura de 525 m e uma superfície de 1100 ha. A barragem é complementada pelo Canal de Navarra, construído para transportar água ao longo de 177 km.
A construção da barragem submergiu sete povoações e várias zonas de reserva natural e de importante valor ecológico, criando um risco permanente de inundação das povoações próximas em caso de sismo violento.
Este documentário narra uma luta que se concentrou no objectivo de paralizar a construção da barragem de Itoiz, o que foi conseguido algumas vezes através da realização de sabotagens, uma das quais quais conseguiu parar as obras durante um ano. Os protagonistas contam as razões da sua luta e os episódios de repressão, que levaram vários deles à prisão. A construção da barragem de Itoiz é inserida no contexto dos mega-projectos do capitalismo, que destroem a natureza e os modos de vida tradicionais em benefício dos negócios das hidroeléctricas, da construção, da agro-indústria, do turismo e, mais recentemente, da mercantilização dos recursos hídricos.