segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dia 5 de Maio - Apresentação do projecto Es.Col.A



Dia 5 de Maio (Sábado)
16h30

Apresentação do projecto Es.Col.A
(com a presença de membros do colectivo)

Mais info: http://escoladafontinha.blogspot.pt/


20h
Jantar vegetariano

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia 28 de Abril – Documentário Vivir de Pie e Jantar de apoio à Feira do Livro Anarquista



Dia 28 de Abril (sábado)
16h30
Documentários para reavivar a memória

Vivir de pie. Las guerras de Cipriano Mera.

De pedreiro filiado na CNT a tenente-coronel do exército popular na guerra civil de Espanha, de exilado em terras do norte de África a condenado à morte nas prisões franquistas, de participante na luta anti-franquista no exílio até ao desabrochar da revolta de Maio de 68 em Paris, a vida de Cipriano Mera está repleta de vivências que têm por cunho comum a obstinação e a luta por um mundo livre de opressão. Vivir de pie. Las guerras de Cipriano Mera é um documentário que traça o perfil de um dos anarquistas que mais se destacaram na luta contra o fascismo em Espanha, de um homem que nunca se deixou cair de joelhos perante a tirania que o assombrou durante a sua vida.

20h
Jantar de apoio à Feira do Livro Anarquista

Jantar vegetariano - contributo entre 3 a 5 euros

http://feiradolivroanarquista.blogspot.pt/

terça-feira, 17 de abril de 2012

Feira do Livro Anarquista - 25, 26 e 27 Maio 2012


A 5ª Feira do Livro Anarquista terá lugar de 25 a 27 de Maio, em Lisboa, criando um espaço de debate, encontro e convívio, aberto a todos.

O objectivo é aprofundar e divulgar as ideias anarquistas, enquanto ataque real a esta sociedade exploradora, autoritária e antropocêntrica, incentivando as publicações independentes, criando espaços de discussão e de troca de ideias que possibilitem projectos alternativos e modos autónomos de vida.

Partindo de um inconformismo face a todas as formas de dominação, continuamos a promover o pensamento libertário e a rejeitar qualquer mediação política.

Acreditamos numa vivência que respeita a singularidade e as diferenças entre cada indivíduo e grupo, numa relação pacífica com a biosfera. Acreditamos que é possível pensar a realidade de uma outra forma e actuar sobre ela.

Para  poderes reservar lugar para a tua banca envia mail para
feiradolivroanarquista@gmail.com

Feira do Livro Anarquista 2012
http://feiradolivroanarquista.blogspot.pt/

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Solidariedade - Es.Col.A do Alto da Fontinha

O projecto Es.Col.A no Porto enfrenta nova ameaça de despejo e precisa de toda a nossa solidariedade!


CARTA ABERTA  
Es.Col.A do Alto da Fontinha


A promessa de suspensão do despejo do Es.Col.A revelou-se um logro. Politicamente forçada a dialogar com os ocupantes da antiga Escola Primária do Alto da Fontinha, a Câmara Municipal do Porto (CMP) mais não queria do que anunciar que o despejo se mantinha, embora adiado. Em reunião com dois delegados da Assembleia do Es.Col.A, os representantes da câmara exigiram que o projecto assinasse a sua sentença de morte, traduzida num contrato de aluguer com fim em Junho. A continuidade imediata do Es.Col.a dependeria da assinatura desse papel. 

Recapitulando: a 10 de Abril de 2011, um grupo de pessoas ocupou a antiga escola primária do Alto da Fontinha, devoluta e abandonada há mais de cinco anos pelo município que a devia manter. Depois de um mês de ocupação do espaço e já com inúmeras actividades a decorrer, a CMP mandou a polícia despejar violentamente os ocupantes e emparedar o edifício. Depois de um longo processo negocial, o Es.Col.A voltou à Escola da Fontinha onde se mantém até hoje, com a indiferença da CMP.

Esta farsa é, para nós, inaceitável, tal como o é o despejo em si - seja agora, em Junho, ou em qualquer altura. Perante quem tem, repetidamente, falhado no cumprimento da sua própria palavra e que entende o ultimato como forma de negociação, a posição do Es.Col.A só pode ser a de não aceitar a decisão de despejo. Fazê-lo seria desistir do sonho com que partimos para esta aventura, o de transformar as nossas vidas com as nossa próprias mãos, ensinando e aprendendo com quem se cruza connosco, nas ruas da Fontinha. Porque o Es.Col.A, muito mais do que uma escola, é um laboratório dum mundo já transformado, resistiremos.

Precisamos do sentido solidário de toda a gente que se identifica com o projecto. Em todo e qualquer lado, que a ocupação e a libertação de espaços sejam a resposta generalizada ao ataque às iniciativas de emancipação popular dum sistema que prefere a propriedade, mesmo que abandonada, ao usufruto, mesmo que colectivo.
Que a moda pegue! ai, ai


vídeo sobre o Es.Col.A.:


mais informação:
http://escoladafontinha.blogspot.pt/