Associação

O que é?

O Centro de Cultura Libertária (CCL) é uma associação cultural anarquista, fundada em 1974 em Cacilhas, por antigos militantes libertários que resistiram e sobreviveram à ditadura. Ao longo destes anos, o CCL serviu de referência e ponto de encontro a várias gerações e perspectivas de anarquistas, tornando-se a casa de vários projectos e colectivos libertários e acumulando um espólio documental importante.



O que queremos?

Queremos antes de mais divulgar ideias e práticas anarquistas a quem tenha interesse nelas. Além disso, queremos ser um espaço aberto na margem Sul do Tejo para convívio social e debate livre entre pessoas que rejeitam a actual ordem social, cultural, económica e ambiental, sempre numa perspectiva anti-autoritária.



O que fazemos aqui?

- apresentar e discutir sobre temas relevantes na nossa sala
- consultar e comprar publicações anarquistas da nossa livraria
- consultar e alugar livros temáticos da nossa biblioteca
- consultar o material histórico do nosso arquivo
- partilhar experiências, discutir e organizar projectos libertários
- convívio social entre anarquistas



Como fazemos?

Actuamos consoante os princípios anarquistas da livre associação, horizontalidade, rotatividade, autonomia e responsabilidade individuais.

Abrimos regularmente às sextas-feiras das 18:00 às 20:00 e irregularmente para eventos que vamos anunciando.

Sediamo-nos numa casa alugada, cujas despesas são custeadas unicamente através de quotas, donativos espontâneos e/ou de eventos e venda de publicações.



O que também gostaríamos de fazer?

- cozinha comunitária
- eskola livre
- grupo de jogo pré-escolar
- festas ao ar livre
- horticultura e jardinagem de guerrilha
- loja livre e/ou de troca
- oficina de bicicletas, triciclos, cadeiras de rodas, etc.
- oficina de computadores
- oficina de roupa



Queres/m fazer mais?

Estamos abertos a propostas de indivíduos ou colectivos que queiram desenvolver os seus projetos e partilhem os princípios deste espaço. Basta visitares/m o espaço ou enviares/m-nos uma mensagem através do nosso endereço de correio electrónico e apresentarem-nos a vossa proposta.

Até breve!





Queres ajudar?

Após a actualização da renda em 2012, no seguimento de uma tentativa de despejo pelo tribunal, da aplicação do Novo Regime de Arrendamento Urbano e da gentrificação decorrente, tornou-se cada vez mais difícil pagar as despesas de manutenção do espaço. Para que o CCL possa continuar a existir precisamos de angariar pelo menos 300 euros todos os meses. Para tal pedimos a tua colaboração, através de donativos que podem ser, preferencialmente, entregues no nosso espaço ou enviados para a nossa conta bancária:



Titular: CENTRO DE CULTURA LIBERTÁRIA
NIB: 003501790000215493029
IBAN: PT50003501790000215493029
BIC: CGDIPTPL