quarta-feira, 31 de julho de 2013

3 de Agosto no Centro de Cultura Libertária

17h30 - Vídeos + debate: O Outono do nosso descontentamento: sobre as manifestações anti-austeridade em Portugal
 
No dia 15 de Setembro de 2012, centenas de milhares de pessoas saíram à rua em protesto contra as chamadas “medidas de austeridade” na manifestação convocada com o lema “Que se lixe a Troika!”. No final do dia, dezenas de milhares negaram-se a dar por terminada a manifestação e rumaram a São Bento, onde um grupo numeroso e heterogéneo de manifestantes confrontou as linhas do Corpo de Intervenção da PSP, através do derrube das barreiras e do lançamento de objectos. Este tipo de actos tornou-se quase um ritual nos dois meses seguintes. As manifestações e os cercos ao Parlamento sucederam-se e os mitos do protesto pacífico e dos “brandos costumes” portugueses foram paulatinamente sendo quebrados. O corolário deste período teve lugar na Greve Geral de 14 de Novembro de 2012, com a repressão policial sobre a multidão concentrada em frente ao Parlamento.
 
A partir do visionamento de uma compilação de vídeos das manifestações, lançamos um debate sobre este período, analisando as suas contradições e potencialidades.
 
20h – Jantar vegano

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Oficina de Serigrafia



Durante o mês de Agosto a Oficina de Serigrafia vai de férias.

Voltamos em Setembro!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Dia 27 de Junho no Centro de Cultura Libertária

17h30 - Documentários: 
             
The Take: 
"The Take" mostra a história de operários argentinos, desempregados após anos de políticas neoliberais, que tomam as indústrias falidas, reativando-as. 
 
Vio.me, Self Organization In Greece:  
Os trabalhadores da Vio.Me, fábrica de materiais de construção em Salónica (Grécia) abandonada pelos proprietários, deixaram de ser pagos em maio de 2011. Em assembleia geral decidiram ocupar a fábrica e dirigi-la sob controlo dos trabalhadores.

20h – Jantar vegano

terça-feira, 16 de julho de 2013

20 de Julho no Centro de Cultura Libertária

 

17h30 - Documentário “Vivir la Utopía”

“Um documentário de 1997, produzido pela TVE e dirigido por Juan Gamero, no qual se descreve a experiência anarco-sindicalista e anarco-comunista vivida na Espanha que transformou radicalmente as estruturas da sociedade em amplas zonas de resistência republicana, evento denominado como Revolução Espanhola, durante a guerra civil de 1936-39.

Consta de 30 entrevistas com sobreviventes anarquistas da Revolução Espanhola, cujo testemunho mostra a consolidação da revolução social e os antecedentes históricos do movimento libertário espanhol. Esta tarefa significou, segundo o documentário, a organização de aproximadamente 7 milhões de camponeses em comunidades agrícolas, 3000 fábricas e empresas autogestionadas nas cidades, a união de 150 mil milicianos anarquistas contra o fascismo, assim como as atividades culturais e o movimento Mulheres Livres, de mulheres contra o patriarcado.”


20h - Jantar vegano de apoio à AIT-SP

quinta-feira, 11 de julho de 2013

13 de Julho no Centro de Cultura Libertária

 
17h30 – O mundo segundo a Monsanto, de Marie-Monique Robin (2008, 108 min.)
Documentário sobre a empresa de agro-química e biotecnologia Monsanto, que revela a história desta multinacional, líder mundial do negócio dos organismos geneticamente modificados. Basta enumerar alguns dos produtos altamente nefastos para o ambiente e para os seres humanos produzidos pela Monsanto ao longo da sua história – PCBs, agente laranja, hormonas de crescimento bovinas, herbicidas, OGMs – para perceber que o que esta empresa está disposta a fazer para aumentar os seus lucros.

20h – Jantar vegetariano