terça-feira, 27 de maio de 2014

31 de Maio - Círculo de leituras anárquicas: "A contínua atracção do nacionalismo" de Fredy Perlman


17h30 – Círculo de leituras anárquicas: "A contínua atracção do nacionalismo" de Fredy Perlman

20h00 – Jantar vegetariano



Uma vez por mês, juntamo-nos em torno de textos que nos despertaram o interesse, partilhamos leituras e debatemos ideias. Os círculos de leituras anárquicas não são apresentações de livros, são um espaço de partilha e debate em que todos podem participar, mesmo que ainda não tenham lido o texto.

Este mês discutimos “A contínua atracção do nacionalismo” de Fredy Perlman. Este texto está disponível em português na livraria do CCL, por 1 euro, e em pdf aqui: http://document.li/pSml

“O nacionalismo foi declarado morto por diversas vezes durante o presente século (…) Contudo, quarenta anos depois da derrota militar dos fascistas e nacional-socialistas, podemos ver que o nacionalismo não só sobreviveu como renasceu, sofreu um revivalismo. O nacionalismo foi ressuscitado não só pela chamada direita, mas também, principalmente, pela chamada esquerda.(…)
Os esquerdistas ou revolucionários nacionalistas insistem que o seu nacionalismo não tem nada em comum com o nacionalismo dos fascistas e dos nacional-socialistas, que o seu é um nacionalismo dos oprimidos que oferece uma libertação pessoal e também cultural. (…)
Para desafiar essas reivindicações, necessito questionar o que é o nacionalismo – não apenas o novo nacionalismo revolucionário, mas também o antigo nacionalismo conservador.”
Fredy Perlman, "A contínua atracção do nacionalismo" (1984)