quarta-feira, 25 de junho de 2014

28 de Junho - Círculo de leituras anárquicas: "Errico Malatesta e a violência revolucionária" de Alfredo M. Bonanno


28 de Junho no CCL

17.30 - Círculo de leituras anárquicas: "Errico Malatesta e a violência revolucionária" de Alfredo M. Bonanno

20.00 - Jantar vegetariano

Uma vez por mês, juntamo-nos em torno de textos que nos despertaram o interesse, partilhamos leituras e debatemos ideias. Os círculos de leituras anárquicas não são apresentações de livros, são um espaço de partilha e debate em que todos podem participar, mesmo que ainda não tenham lido o texto.

Este mês o texto proposto é "Errico Malatesta e a violência revolucionária" de Alfredo M. Bonanno. Este texto está disponível na livraria do CCL, e em pdf aqui: http://document.li/Q93q (brochura para imprimir:  http://document.li/7s3c).

"Para que duas pessoas possam viver em paz é necessário que ambas as partes desejem a paz, porque se uma insiste em usar da violência para obrigar a outra a trabalhar para ela e a servi-la, então a outra, se quer conservar a sua dignidade como pessoa e não ser reduzida à mais abjecta escravidão, será obrigada, apesar do seu amor pela paz e pela harmonia, a resistir à força pelos meios adequados."

"… O escravo está sempre em estado de legítima defesa e, portanto, a sua violência contra o senhor, contra o opressor, é sempre moralmente justificável; ela deve ter como regra um único critério: a utilidade e a economia do esforço e dos sofrimentos humanos."

"Os anarquistas não são hipócritas. É pela força que se resiste à força: hoje contra a opressão de hoje; amanhã contra aqueles que poderiam substituir por uma outra opressão a de hoje."

Errico Malatesta

"Nada melhor do que a leitura das minhas intervenções sobre Malatesta no encontro anarquista de Nápoles, em Dezembro de 2003, para perceber como cada tentativa de justificar ou condenar o conceito de violência revolucionária é, à partida, uma batalha perdida. A violência revolucionária não precisa das minhas justificações e não pode ser vilipendiada por nenhuma espécie de condenação, mesmo que vinda das próprias fileiras anarquistas."
Alfredo M. Bonanno