sábado, 19 de março de 2016

Contra a exploração de gás de xisto e petróleo

A exploração de gás de xisto e petróleo na costa (em terra e no mar) está a avançar: as entidades envolvidas (empresas e órgãos estatais) estão lançadas neste seu novo negócio capaz de destruir territórios e relações sociais de uma forma irreversível. Essa exploração representa não só o perigo futuro do desastre - dos derrames de petróleo à infiltração de gás na água -, mas o desastre imediato: locais desfigurados, meios de subsistência arrasados, relações cortadas, habitats ocupados e contaminados.
Da mesma forma, aqui e ali surgiram e continuam a surgir dinâmicas e movimentos que contrariam as intenções dessas instituições, da denúncia ao contra-ataque.

O Centro de Cultura Libertária e a Cultura no Muro realizam duas datas dedicadas a este tema, como contribuição para uma luta que não se esgota nessas datas. Nestas duas sessões, participantes da Plataforma Algarve Livre de Petróleo ( https://www.facebook.com/AlgarveLivreDePetroleo/?fref=ts ) vêm falar sobre a exploração de gás e petróleo em Portugal e as suas experiências concretas na luta contra esse projecto; de seguida existirá espaço para o debate entre todos sobre estas e outras questões.

* 25 de Março, às 22h, Cultura no Muro (na Sociedade Musical União Paredense) - Rua Marquês de Pombal, 319, Parede
https://www.facebook.com/CulturaNoMuro/?fref=ts

* 26 de Março, às 21h, com jantar às 20h, no Centro de Cultura Libertária - Rua Cândido dos Reis, 121, Cacilhas
http://www.facebook.com/CentroDeCulturaLibertaria