quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Sábado, 3 de Setembro - Sacco e Vanzetti (filme na rua)

19h30 - Jantar

21h - Projecção na rua do filme "Sacco e Vanzetti" (118 min., áudio italiano com legendas em português)

Boston. Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti são dois anarquistas italianos emigrantes nos EUA, um sapateiro e o outro peixeiro, que são detidos pela polícia, acusados da morte de um contabilista e de um guarda de uma fábrica de sapatos, a 15 de abril de 1920.
Assassinados pelo Estado a 23 de Agosto de 1927, o seu julgamento levantou uma onda de indignação que percorreu o mundo, em grande parte baseada na inocência dos dois companheiros.

Sobre esta questão, escreveu um outro companheiro:
«[...] A velha justiça com os olhos vendados que desmascaramos para descobrirmos, com horror, que estes estão podres. Mas, embora tenhamos lido e estejamos conscientes de tudo isto, continuamos convencidos de que a justiça deveria funcionar! Credo! Como podem vocês enviar dois homens inocentes para a morte! A sagrada indignação de tantos companheiros anarquistas caminha lado a lado com a leiga indignação dos comunistas, dos democratas e dos possibilistas de toda a espécie. A gloriosa cruzada da esquerda converge sempre que os nomes de Sacco e Vanzetti são mencionados. E o que os liga é precisamente a geral e objectivamente justificável questão da inocência. Mas a raiva que está na base disto, a raiva por dois companheiros assassinados pelo Estado, não nos pode fazer fechar os olhos a outros problemas. [...]»

Alfredo M. Bonanno - "Algumas notas sobre Sacco e Vanzetti"
(no livro "Solidariedade Revolucionária", disponível em https://revoltaesubversao.wordpress.com/2016/06/30/solidariedade-revolucionaria/ )