domingo, 24 de junho de 2018

CICLO DE CINEMA Nu Sta Djunto: "Jinwar - Free Womens Village Rojava"

CICLO DE CINEMA Nu Sta Djunto - "Jinwar - Free Womens Village Rojava"



Data e hora: 24/06/2018 às 18:00


«Jinwar é a primeira aldeia de mulheres livres do Médio Oriente. "Jin”significa “mulher”, mas ao mesmo tempo está perto da palavra “jîn”, que significa “vida”. A palavra curda “war” significa “espaço”, “terra”, “lar”. A aldeia esta sendo construida pelas mulheres de Rojava que lutam pela construção duma nova sociedade fora das estruturas patriarcais. 
As mulheres trabalham com as mãos na lama para construir as casas da maneira tradicional e mais sustentável, tal como foram construídas aqui na região há milhares de anos. O jardim com pequenas árvores frutíferas, oliveiras, plantações de tomate, pepino, melancia, paprika, beringela e muitos condimentos de todo tipo cresce agora no meio da zona que sofreu anos e anos de monocultura e a destruição ecológica.
Dum lado, essa aldeia nos mostra o paralelo entre a dominação da natureza, da terra e da mulher e do outro nos pode inspirar a ver a revolução como um desafio ao sistema de dominação fomentado pelo estado, capitalismo e patriarcado. A partir das experiências de mulheres, Jinwar aponta por uma vida autónoma, coletiva e livre que propõe um outro tipo de relacionamento com a terra.»