sábado, 14 de setembro de 2019

29 de setembro: Manifestação de protesto contra as Burricadas


















Junto com o VOE (Veganismo de Oposição à exploração), iremos realizar um protesto (silêncioso) contra a Burricadas que se realiza anualmente na Rua Cândido dos Reis, ainda nos tem sido recusada a informação sobre a data, mas estamos já com o protesto e evento preparado. Pormenores finais em breve.


Olá, boa gente,

Já temos data: 29 de setembro.

14 horas: manifestação contra "montadas" e corridas de burros.
a partir das 15h30: Haverá um lanche vegano no CCL, podem também trazer o vosso "farnel"
A manifestação terminará, assim que terminarem as corridas de burros.

No que consistirá o protesto (lembramos sempre que será pacífico e silencioso e que a CMA será avisada):
Ter uma faixa "os animais não são um brinquedo".
Ter um local mais fixo de protesto (entre a porta nº 121 e 129), onde nos concentraremos (grupo e indivíduos com seus cartazes e faixas, só pedimos que sendo organizado por um grupo vegano tenham tal em consideração), perto do CCL (onde haverá um almoço às 13), será entre as 14h e depois as corridas da parte da tarde (partir das 16h) e ficaremos até ao fim das corridas..
Distribuir flyers sobre os malefícios de tais eventos para a saúde física e psicológica dos burros.
Uma pequena performance "o burro triste" seguirá a corrida.

O artigo 45 da constituição será invocado tal como o Decreto-Lei n.º 406/74, mas faremos aviso prévio (mesmo não sendo obrigatório) dentro dos parâmetros estabelecidos, para que não haja qualquer justificação para impedir a manifestação pacífica e silenciosa ou uso da polícia por parte de quem irá torturar os animais para nos retirar (como já dissemos nem estaremos no caminho ou tentaremos impedir o evento para não stressar ainda mais os burros ou dar motivos para os promotores da barbaridade usarem a força policial). Ao contrário do que irá acontecer do "outro lado" : histeria e violência. A nada disto responderemos se nos for dirigida. Lembramos que a rua é pedonal e turística e que muitas pessoas concordarão e apoiarão a nossa ação. Não é um local fechado para a realização da barbaridade. Abraço, contamos com a vossa presença.

Entretanto, podem continuar a tentar o protesto via email, mas já é certo que não resultou:
emails: geral.510@escutismo.pt (Agrupamento 510 Cacilhas, organizadores), almada21@cma.m-almada.pt, dep.cultura@cma.m-almada.pt (departamentos culturais de Almada) e geralcacilhas@uf-acppc.pt e geral.assembleiafreguesia@uf-acppc.pt (junta de freguesia)
texto recomendado: Excelentíssimos/as senhores e senhoras,
Tomei conhecimento que em setembro de 2019 ir-se-á realizar uma 'burricada' na vossa ilustre freguesia de Cacilhas, onde um agrupamento de escuteiros que prometeu proteger a natureza e animais no seu código irá explorar animais, mais especificamente burros, na tentativa de angariação de fundos para seu coletivo.
Em primeiro lugar fico bastante espantada com o facto de um agrupamento de escuteiros católicos se encontrar a utilizar animais para angariação de fundos, que tem no seu código 6 o seguinte:
6. O Escuta protege as plantas e os animais.
"Você reconhecerá como companheiras as outras criaturas de Deus, postas, como você, neste mundo, durante certo tempo, para gozar suas existências. Maltratar um animal é, portanto, um desserviço ao Criador. Um Escoteiro deve ter um grande coração." Baden-Powell
Neste sentido utilizar um animal dócil como um burro ao longo de um dia, que quando não está preso e confinado num pequeníssimo recinto debaixo de calor intenso, é forçado a transportar pessoas numa atividade recreativa e desnecessária, numa volta constante repetitiva numa rua pedonal sobrelotada, terminando o dia numa corrida em que através de gritos, puxões e palmadas coagem os animais a vencerem uma corrida por eliminatórias num ambiente hostil de uma multidão ululante, deve ser considerado mau trato ao animal e extremamente cruel. Principalmente considerando a causa a que se trata, para obter dinheiro.
A exploração de animais para meios recreativos está a tornar-se algo do século passado, cada vez vê-se menos circos com animais, menos carroças de animais, porque a opinião pública tem vindo a mudar no que se considera o bem estar destes animais.
Deste modo é extremamente lamentável a câmara municipal de Almada e a Junta de Freguesia de Cacilhas dar luz verde para este tipo de eventos onde animais estão a ser explorados e vítimas de maus tratos.
Gostaria de saber se agora a vossa Câmara e freguesias serão sempre palcos para maus tratos a outros seres sencientes neste sentido.
Agradecia que validassem a vossa posição relativo à aprovação deste tipo de eventos de abuso e exploração animal, principalmente vindo de uma entidade que se compromete a defender a natureza e os animais.
Os meus melhores cumprimentos,
Nome
local, data'