quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Defender Rojava - chamada URGENTE para solidariedade

CHAMADA URGENTE
para DIA de ACÇÃO GLOBAL a 12 de OUTUBRO


Contra a Ocupação Turca e a limpeza étnica dos Curdos no Nordeste Sírio



Desde a criação da administração autónoma no Nordeste da Síria (FDNS – Federação Democrática do Norte da Síria), que a fronteira com a Turquia tem estado em hiper-vigilância e não houve uma única investida armada contra a Turquia que tivesse originado deste território. Em recentes conversas, mediadas pela administração dos EUA, entre a FDNS e o estado turco, as Forças Sírias Democráticas (SDF- Syrian Democratic Forces) têm demonstrado a sua vontade de cooperar com o objectivo de alcançar paz duradoura.

Na declaração que a Casa Branca entretanto divulgou, é evidente que o presidente dos EUA, D.Trump, está a infringir o acordo feito entre a FDNS e o estado turco. Esta declaração demonstra que os EUA parecem ter abandonado o povo curdo, assim dando azo a que uma zona que até então era um oásis de estabilidade e coexistência pacífica na Síria, tenha que enfrentar novamente uma temporada de conflitos sangrentos.

Erdogan e o sistema autoritário são sinónimo de uma ditadura totalitária, de militarismo e de perseguição violenta às minorias, aos Curdos e seus aliados no Nordeste da Síria. Mais de 11.000 homens e mulheres das forças de defesa nesta região síria, deram as suas vidas para a liberar do jugo do auto-proclamado estado islâmico (ISIS), protegeram as pessoas que lá viviam e assim deram-lhes a possibilidade de um futuro melhor. Além disso, mais de 22.000 combatentes foram feridos durante o árduo decurso deste conflito. Por isto ter acontecido, o mundo foi protegido da brutalidade do ISIS.

Uma invasão da região nordeste da Síria por parte das forças turcas, irá criar as condições necessárias para que o ISIS volte e retome os seus crimes contra a humanidade. Mais uma vez, todo o Médio-Oriente, a Europa e o mundo terá que lidar com esta ameaça que pode provocar perdas incalculáveis, destruição e obrigar milhões a terem que deixar as suas casas e a refugiarem-se.

É por isto que urgimos à comunidade internacional e todas as organizações sociais em redor
do mundo que actuem e se rebelem contra a ocupação turca e a limpeza étnica dos Curdos e da região Nordeste da Síria, no dia 12 de Outubro de 2019.


- Fim à ocupação turca
- Fim à limpeza étnica por parte da Turquia