terça-feira, 12 de outubro de 2021

Dia 23 de Outubro no CCL | Círculo de leituras anárquicas: «O Apoio Mútuo», de Piotr Kropotkin


18h - Círculo de leituras anárquicas: O Apoio Mútuo, de Piotr Kropotkin

20h - Jantar vegano

Regularmente, juntamo-nos em torno de textos que nos despertaram o interesse, partilhamos leituras e debatemos ideias. Os círculos de leituras anárquicas não são apresentações de livros, são um espaço de partilha e debate em que todos podem participar, mesmo que ainda não tenham lido o texto.

Desta vez, o texto proposto é a obra O Apoio Mútuo, de Piotr Kropotkin. Em território português, esta obra foi editada pela primeira vez este ano pela editora Antígona.

«Obra marcante do célebre anarquista russo, O Apoio Mútuo (1902) é um dos primeiros estudos sistemáticos da entreajuda em comunidades humanas e animais. Respondendo aos defensores do darwinismo social — para quem o progresso resulta da feroz competição entre indivíduos e da sobrevivência dos mais aptos —, Kropotkine propõe, baseado em registos históricos e detalhadas observações, que a cooperação é o verdadeiro factor da evolução. Ao mostrar que as pessoas tendem espontaneamente para a ajuda mútua, e que é o Estado, com a sua ânsia de regular colectividades e defender privilégios privados, que corrompe esta inclinação natural, Kropotkine constrói a defesa do anarquismo e apresenta uma base científica para a organização da vida em sociedade. Texto essencial para compreender os fundamentos anarquistas, combinando a erudição de um cientista experiente com o discurso poderoso de um libertário, O Apoio Mútuo não só conserva a sua actualidade, como encerra a clarividência e o optimismo de que precisamos nos nossos dias.» (sinopse retirada da edição da Antígona de 2021)

Mais algumas contribuições para o debate:

«Kropotkin: "a ajuda mútua representa na evolução um importante elemento de progresso"» - https://colectivolibertarioevora.wordpress.com/2015/12/09/kropotkin-a-ajuda-mutua-representa-na-evolucao-um-importante-elemento-de-progresso/

«A atualidade revolucionária do conceito "apoio mútuo" de Piotr Kropotkin», por David Graeber e Andrej Grubačić - https://autonomialiteraria.com.br/a-atualidade-revolucionaria-do-conceito-apoio-mutuo-de-piotr-kropotkin/