quarta-feira, 4 de maio de 2022

Dia 14 de Maio, no CCL

 


O pensamento utópico já conta com mais de 2000 anos. Porém, nestes tempos sombrios, parece que deixou de existir um horizonte utópico em direção ao qual caminhar.

Através da análise do livro "História das utopias" de Lewis Mumford (1922) e "Viagem através da utopia” de Maria Luisa Berneri (1950), veremos como, no nível textual, a utopia tem sido representada enquanto perspetiva com não poucas implicações autoritárias. De facto, o nascimento e a afirmação dos totalitarismos de '900 foram em parte profetizados por toda uma tradição distópica aflorada nas primeiras décadas do século.
Porém, não todas as utopias pretendem construir sociedades estritamente disciplinadas e hierárquicas, sendo que existe também um pensamento utópico anti-autoritário que tem as suas raízes nos filósofos pré-socráticos e desenvolve-se até o início do século passado.
Nestes dias em que as distopias são ultrapassadas pela própria realidade, o imaginário coletivo parece estar totalmente monopolizado pela tirania de internet, e os piores dos cenários pós-apocalíticos possíveis, como guerra, pandemia, catástrofes ambientais e miséria, concretizam-se, há ainda lugar para a utopia? É ainda possível pensar e criar novos mundos?

18h00: conversa

21h00: jantar vegano benefit para companheiros atingidos pela repressão do Estado italiano.

Menu com subscrição livre:
Rolinhos de beringela assada recheados com húmus e alcaparras
Esparguetes de courgette com creme de abacate e lima
Peperonata (pimentos salteados à moda mediterrânea)
Focaccia (vários sabores)
Coleslaw
Bolo de cacau e laranja

Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto - Cacilhas (Almada)