quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Cine-Fórum em janeiro e fevereiro de 2023 no CCL

Deus está Morto!
Livre pensamento e fanatismo religioso
"Um chefe no céu é a melhor desculpa para um chefe na terra, portanto, se Deus existisse, teria que ser abolido." M. Bakunine
7/01/2023 | Giordano Bruno
1973, Giuliano Montaldo, 2h
it., legendas ing.
21/01/2023 | Ágora
2009, Alejandro Amenábar, 2h
ing., legendas pt.
04/02/2023 | The Devils
1971, Ken Russell, 1h51m
ing., legendas pt.
18/02/2023 | The invention of Lying
2009, Ricky Gervais, 1h40m
ing., legendas pt.
Todas as sessões terão início às 17h30

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Sexta 16/12 no CCL: "Prelúdio a um desastre" + noite de pizza

19h | Vídeo "Prelúdio a um desastre"
20h30 | Jantar com pizzas veganas
Prelúdio a um desastre
[‘Trouble #23: Prelude to a Disaster’, de subMedia; 37 min.; em inglês]
A cada dia as notícias são piores. Milhões de pessoas são forçadas a deslocar-se por ondas de calor e secas inauditas, assim como por violentas megatempestades e inundações repentinas. Incêndios florestais sem precedentes expandem-se sem controlo, arrasando largas extensões de floresta e mato, e mergulhando os centros urbanos próximos em cenas surreais de escuridão no meio do dia. Entretanto, os cientistas informam-nos solenemente de que a vida marinha pode ficar extinta em meados deste século, à medida que os oceanos continuam a ser transformados, de zonas vibrantes de grande biodiversidade, em cemitérios da civilização industrial repletos de plástico. Por mais que tentemos... as consequências do nosso estilo de vida inconsequente tornam-se cada vez mais difíceis de ignorar.
É hoje amplamente aceite que o ‘aquecimento global’ é uma realidade e que as actuais taxas de emissão de carbono das nossas sociedades colocam em risco as gerações futuras. Milhões de pessoas concordam que estamos a roubar aos nossos descendentes por nascer o seu direito a um planeta habitável – algo que os seus ancestrais estupidamente tomavam como garantido. Esta consciência crescente está a traduzir-se num consenso cada vez maior de que nossos “líderes” precisam de intervir para resolver este problema e corrigir esta injustiça histórica. Infelizmente, a maioria dos activistas ambientais continua a ser afectada por uma falsa noção de como o poder opera na sociedade, da escala do problema que enfrentamos… e o que realmente seria necessário para resolvê-lo. Neste episódio de Trouble, a subMedia analisa mais de perto estas dinâmicas, argumentando pela importância de praticar acções ousadas para defender as biorregiões locais, mesmo enquanto lutamos pela total derrocada e substituição da economia capitalista global.
Inclui entrevistas com Dahr Jamail, Nafeez Ahmed, Mel Bazil, Aric McBay e membros do Earth First! Journal Collective.