segunda-feira, 15 de maio de 2023

20 de Maio no CCL: Por um novo espaço para o Centro de Cultura Libertária + jantar


 

Sábado, 20 de Maio no CCL


18h - Apresentação da campanha por um novo espaço para o Centro de Cultura Libertária

20h - Jantar de angariação de fundos



Por um novo espaço para o Centro de Cultura Libertária!

O espaço que o Centro de Cultura Libertária ocupa e arrenda há quase 50 anos está novamente em perigo. A contínua pressão exercida pela gentrificação e pelo mercado imobiliário que tantas pessoas e associações tem despejado e forçado a sair do centro das cidades atinge-nos uma vez mais. Depois de anos de ameaças e processos de despejo a que resistimos, em Março de 2024 o CCL terá que deixar a sua histórica sede em Cacilhas.

Ao longo destes quase 50 anos, várias gerações de anarquistas deram, neste local, voz às suas esperanças e lutas através das mais variadas actividades e meios. Por aqui passaram e habitaram muitos colectivos, publicações, actividades culturais e lúdicas que 'levaram um mundo novo nos seus corações'. O CCL é um espaço único, de uma história que teima em persistir, que resiste e luta pelo seu lugar nas mentes e nas acções de quem ousa pensar e agir sem deus nem amos. O CCL alberga também um arquivo da memória libertária e uma biblioteca únicos na região portuguesa. É um espaço de continuidade da luta anarquista nesta região, e por isso pretendemos que mantenha essa chama acesa por muitos mais anos.

Lançamos por isso um apelo e uma acção de angariação de fundos com vista à aquisição de um espaço para o Centro de Cultura Libertária. Um espaço que lhe pertença e de onde não possa ser despejado. Um espaço que aloje a biblioteca, o arquivo e a livraria do CCL. Um espaço de difusão e proteção da cultura libertária que tenha por objetivo a recuperação e a protecção da memória, o encontro e o dinamismo das ideias anarquistas.

Nos próximos meses multiplicaremos as iniciativas de angariação de fundos e apelamos à contribuição de todas as pessoas e colectivos solidários através de donativos, da realização de eventos solidários e da divulgação da campanha.


Dados da conta bancária do CCL para donativos

Titular: CENTRO DE CULTURA LIBERTÁRIA
IBAN: PT50003501790000215493029
BIC: CGDIPTPL

MBWAY do CCL para donativos
913 125 532