domingo, 21 de novembro de 2021

24 /11 - Caravana Zapatista pela Vida - Filme + Conversa com o Congreso Nacional Indígena

 

CARAVANA PELA VIDA

24 de Novembro de 2021
- 19h

Conversa com o Congreso Nacional Indígena de México - CNI

Projecção de filme sobre "La representación indígena en Mexico"
(com sopa)

no Centro de Cultura Libertária

A Caravana pela vida dos povos mexicanos começou em Portugal em Novembro de 2021 com duas delegações do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) e três membros da delegação do Congresso Nacional Indígena (CNI) que se deslocam agora por toda a Europa. A partir de uma série de encontros de escuta e palavra, ambas as delegações de povos originários propõem-se trocar histórias sobre as formas de resistência autónoma nos seus territórios e as formas como lutamos a partir de baixo e à esquerda como possibilidades de encontrar caminhos diferentes para a hidra capitalista que hoje nos tem sem futuro à vista.

O Congresso Nacional Indígena foi constituído a 12 de Outubro de 1996 como um espaço onde os povos originarios se encontram para reflexão, solidariedade e reforço das lutas de resistência e rebelião, com as suas próprias formas de organização, representação e tomada de decisões. Cristalizou-se a partir do impulso do EZLN depois do Estado mexicano não ter cumprido os acordos políticos com as populações indígenas e ter ignorado a sua autonomia.

Três delegados da CNI estarão presentes no Centro de Cultura Libertária: Marcela da Frente de Defesa da Terra e da Água da Península de Yucatán; Isabel da Comunidade Indígena Otomí, residente no CDMX e participante no "Toma" do EXINPI, agora conhecida como Casa de los Pueblos, e Eliezer, delegado de Amilcingo (Morelos). O seu objectivo é apresentar um documentário sobre vozes indígenas e discutir o poder da assembleia face à representação partidária hegemónica.