terça-feira, 12 de dezembro de 2023

16 de Dezembro no CCL: Territórios ocupados - Conversa à volta da temática dos baldios em Portugal + jantar


Territórios ocupados - Conversa à volta da temática dos baldios em Portugal + jantar

Sábado 16, às 17:30

Visualização do documentário de José Vieira — Territórios Ocupados (76')

Conversa à volta da temática dos baldios em Portugal, com a presença das investigadoras Ana Luz (Universidade Nova) e Marta Romero (SOCIUS).

Os Cantos dos Baldios é a história de uma espoliação contada pelo povo das serras do Caramulo. As pessoas falam da sua vida após a violenta ocupação e florestação dos seus terrenos comunitários pelo Estado em 1941. Falam de miséria e de emigração, das rupturas e das feridas impostas pelo curso violento da história, contam as suas resistências a essa expropriação. Elas têm ainda a memória de um tempo onde as comunidades se construíam numa percepção colectiva do território que as envolvia.

Acerca das convidadas:

Ana Luz (Universidade Nova)
Licenciada em Engenharia Florestal, onde aproximando as ciências sociais e humanas despertou para a realidade dos baldios, tema que aprofundou num doutoramento na área da Ecologia Humana.

Marta Romero (SOCIUS)
No seu doutoramento em Sociologia Rural da Wageningen University (concluído em 2022), estudou a relação entre as práticas comunitárias em baldios (terrenos comunitários históricos no Noroeste da Península Ibérica) e a transformação do paradigma florestal atual associado aos fogos rurais.