segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

18 de janeiro, CCL, 17h: Cem anos do jornal “A Batalha”

Dia 18 de Janeiro às 17 horas

- Apresentação do livro “Surgindo vem ao longe a nova aurora: para a história do diário sindicalista A Batalha 1919-1927”, de Jacinto Baptista, pelas edições Letra Livre
- Conversa com membros da actual redacção de “A Batalha”

20 horas – Jantar vegano e convívio


O Centro de Cultura Libertária marca o dia 18 de Janeiro – data da greve insurreccional protagonizada em 1934 pelo movimento operário livre contra a ditadura fascista – com uma actividade relativa ao centenário do histórico jornal libertário e sindicalista “A Batalha”.

Contaremos com a presença das Edições Letra Livre para uma apresentação da reedição do livro “Surgindo vem ao longe a nova aurora: para a história do diário sindicalista A Batalha 1919-1927”, de Jacinto Baptista.
Estarão também connosco companheiros da actual redacção do jornal “A Batalha” para dar a conhecer a evolução deste periódico libertário e o seu projecto presente.


Centro de Cultura Libertária
Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto. - Cacilhas - Almada

sábado, 21 de dezembro de 2019

21/12 17h30: Mostra do filme "Roza - the country with two rivers" no CCL + Jantar Vegan

Mostra do filme "Roza - the country with two rivers", de Kutbettin Cebe, seguido de conversa com elementos da Plataforma de Solidariedade com os Povos do Curdistão. Jantar Vegan
No Centro de Cultura Libertária, Rua Cândido dos Reis, Cacilhas Almada

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

CCL 14/12 18h "O Que Vai Acontecer Aqui?" + jantar vegano

18 horas: "O Que Vai Acontecer Aqui?" de Left Hand Rotation
20 horas: Jantar vegano

De acordo com a Left Hand Rotation, que produziu a longa metragem com a Stop Despejos e a Habita no documentário é possível assistir ao combate dos vários movimentos sociais que defendem o direito a habitar na capital portuguesa, “num momento de intensificação das lutas pelo espaço urbano provocada pela expansão do capitalismo financeiro, que concentra riqueza nas mãos de uns poucos, e aumenta a desigualdade social”.

No Centro de Cultura Libertária, Rua Cândido dos Reis, Cacilhas Almada

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

CCL 7/12 18h: The Native and the Refugee + Jantar Vegano

The Native and the Refugee - Visualização de filmes e conversa seguido de: Jantar Vegano

The Native and the Refugee é um projecto multimédia que analisa as reservas indígenas norte-americanas ao lado de campos de refugiados na Palestina. Os realizadores, Matt Peterson e Malek Rasamny, produziram mais de uma dúzia de curtas-metragens focadas em povos e lugares que vão desde os Lakota de Pine Ridge até aos Beduínos da Cisjordânia. Filmados entre 2014 a 2019 na América do Norte e Médio Oriente, os seus filmes e apresentações abordam o significado da terra - a sua memória e as suas divisões - as condições de vida, a comunidade e a soberania. Para esta exibição, veremos filmes sobre o movimento de ocupação de Standing Rock, as vilas Bedouin na Palestina, entre outros filmes.

Centro de Cultura Libertária, Rua Cândido dos Reis, 121, Cacilhas

terça-feira, 19 de novembro de 2019

CCL: Festa dxs amigxs da Faísca! - Dia 1/12 às 19h30


no Centro de Cultura Libertária Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto.Cacilhas - Almada

At first I was afraid, I was petrified.... ...and now Faísca is one year old!

(scroll down for english)

A Faísca acabou de fazer um ano! E quantas coisas aconteceram neste ano – atividades curtas e longas, workshops, intercâmbios, conferência, reuniões, amizades, colaborações, desenhos, murais, blogues, viagens, desabafos, ideias, perguntas, dúvidas, campismo… e muita burocracia!
Foi um ano em cheio para arrancar, com todo tipo de surpresas e desafios. O fio condutor deste ano, e dos que temos pela frente, é a amizade, a partilha. Por isso, a Faísca convida as suas pessoas e organizações amigas a vir celebrar um ano de vida e muitos de sonhos! Porque nesta fase de balanço do que correu bem e do que há por melhorar, uma coisa sabemos: o mais importante é que exista! O mais importante é que estamos juntxs, tentando fazer coisas construtivas.
Se de perto ou de longe, no passado presente ou futuro, sentes-te amigx da Faísca, vem brindar connosco e partilhar esta alegria de estar em movimento! De já ter memórias lindas e sonhos lindos pela frente. Traz uma coisinha para comer ou beber, e vem partilhar este momento informal para conversar, contar histórias, matar saudades… Se tiveres propostas, feedback, ou ideais, traz também!
Haverá convívio, música, petiscos, jogos, e coisas que foram produzidas por jovens e não-jovens ao longo deste ano.

Obrigadx ao CCL-amigo que nos acolhe para esta festa, a dois minutos do Cacilheiro.

*******************

Faísca has just turned one year old! And so many things happened in this last year – short and long activities, workshops, youth exchanges, conferences, meetings, friendships, collaborations drawings, tantrums, ideas, questions, doubts, camping… and a lot of bureaucracy! This starting year was very full indeed, and the guiding spark has been – and will continue to be – friendship, and sharing.
This is why Faísca now wants to invite all the people and organisations who are part of this network of sharing, to come and celebrate our first year of life and dreams! Because in this moment for evaluations and analysing what went well and what went wrong, we’re sure of one thing: the most importante thing, is that Faísca exists! What's important, is that people are coming together to do meaningful things.
So if you are/were/will be/might like to be a friend of Faísca's (whatever that means), come and celebrate the joy of being in movement! Of already having beautiful memories, and dreams to look forwards to. Bring something small to eat or drink to share, and come and be with us to chat, ask, tell stories, catch up… If you have feedback, ideas, propositions, bring them too!
There’ll be nice people, nice things to eat, music, games, and stuff that’s been produced by youngsters and non-youngsters during this first year…

Thanks to our friends from the CCL for lending us the space, two minutes away from the boat to and from Cais do Sodré

...Let's have a kiki!

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

23 e 24 de novembro: Participação no ConteXta


O evento:

Programação temporária: 
CONTEXTA | Dias da Edição Independente
Informam-se todos os contestatários que se prezem, da vida real e de todas as outras, que a 23 e a 24 de novembro há que largar as reclamações de sofá e acorrer com ânimo (ou mesmo sem ele) ao CONTEXTA, no Palácio Baldaya, em Benfica.

A EDITA_X estará preparada para receber a turba furiosa que irá atacar as bancas de edições independentes, os debates, os filmes, os concertos, os workshops (para gente de todos os tamanhos, feitios e idades) e, sobretudo, para as apresentações há muito ansiadas dos LIVROS da EDITA_X.

Entrada e participação gratuitas.

Contesta no CONTEXTA! Com testa e com textos.

EDITA_X | Páginas Furiosas

Programação provisória

Dia 23 de novembro (sábado)

10h00m – Abertura (com bancas de edição independente, que estarão presentes durante todo o evento)

11h00m – Exibição de vídeos de Ruby Roth (autora dos livros “É por isso que não comemos animais" e “Veganismo é amor”). Salão Nobre

11h00m – Atividades infantojuvenis relativas ao livro “Pato-Cão” (leitura e atividade de ilustração): Por Ana Sofia Pereira (autora) e Luna Kirsche (ilustradora). Ludoteca

15h30m – Apresentação da Edita_X. Salão Nobre

15h45m – Apresentação do livro "Pato-Cão": Por Ana Sofia Pereira e Luna Kirsche. Salão Nobre

16h00 – Atividade Infantil, Culinária Vegana Infantil: Por Andreia (Soul Food). Ludoteca

16h15m – Apresentação do livro “Jaulas Vazias” de Tom Regan: Por Rita Silva (ANIMAL). Salão Nobre

16h45m – Apresentação dos livros “É por isso que não comemos animais” e “Veganismo é Amor”: Por Andrey Rodrigues e Cleo Petraro (Vegano Social Club). Salão Nobre

17h15m – Visionamento do documentário “Behind the Mask: The Story Of The People Who Risk Everything To Save Animals” de Shannon Keith. Salão Nobre

Concertos, Sala do Desembargador :

19h30m – Freddy Locks (Reggae acústico)

20h15m – GAEA (Hip-Hop Vegan SXE)

21h00m – Sharp Knives (Anarco-Folk Punk)

22h00m: Encerramento

Dia 24 de novembro (domingo)

11h00m – Atividade Infantil relativa ao livro “Mustafa” (a definir). Ludoteca

15h00m – Debate sobre edição independente. Salão Nobre

15h15m – Oficina de tipografia Quadratim Letterpress. Sala do Desembargador

16h00m – Atividade infantil relativa ao livro “Morris Micklewhite” (por definir)

16h15m – Apresentação do livro “Mustafa”, por Mamadou Ba da SOS racismo). Salão Nobre

16h45m – Visionamento dos documentários “Manti Firma Mana” e “Pensão Madeira: Quando a realidade vem ao de cima” de Outros Ângulos. Salão Nobre

17h30m – Apresentação do livro “Morris Micklewhite”, por Rosana Petras das Panteras Rosa. Salão Nobre

18h00m – Visionamento dos vídeos “Lara Crespo activista trans 1973-2019” de Raquel Freire e “Arquivo Queer | Eduarda Alice Santos e Lara Crespo” de Lóbula. Apresentado por Eduarda Alice Santos (Grupo Transexual Portugal). Salão Nobre

19h00m – Encerramento.

Bancas confirmadas até ao momento:

Anjo Terrível edições https://www.facebook.com/anjoterrivel/

Barricada de Livros https://www.facebook.com/Barricada-de-Livros-107364059947250/

BCF Editores https://bcfeditores.pt/

Bestiário https://www.facebook.com/bestiarionojo/

Bicicleta Edições + CROCOdarium edições https://www.facebook.com/bicicleta.edicoes/

Centro de Cultura Libertária https://www.facebook.com/CentroDeCulturaLibertaria/

CEL / A Batalha https://www.facebook.com/Jornal-A-Batalha-349856931820677/

Douda Correria https://www.facebook.com/doudascorrerias/

Edita_X https://www.oficinaeditax.com/

Espaço Ulmeiro https://www.facebook.com/EspacoUlmeiro/

Estúdio Bulhufas https://www.estudiobulhufas.com/ https://www.instagram.com/estudio.bulhufas

FALAS AFRIKANAS https://falasafrikanas.wordpress.com/

FENDA https://www.facebook.com/afenda.cc/

HUGGLY BOOKS https://cargocollective.com/hugglybooks/

Inês Xavier https://www.facebook.com/cyanotype.magma/

Jornal Mapa: https://www.facebook.com/jornal.mapa/

Ké Animal Es Ese Gato https://www.facebook.com/keanimalesesegato/

Língua Morta https://www.facebook.com/linguamorta/

Livraria da Cossul https://www.facebook.com/Livraria-da-Cossoul-233544823794970/

Livraria Ler Devagar https://www.facebook.com/ler.devagar/

Livraria Letra Livre / & etc. https://www.facebook.com/livrarialetralivre/

Luna Kirsche Illustration https://www.facebook.com/LunaKirscheIllustration/

Maldoror https://www.facebook.com/Andreiabaleiras

NOIZ https://www.facebook.com/NOIZLisboa/

Rise Clan https://www.facebook.com/riseclanworld/

Sapata press https://www.facebook.com/sapatapress/

Shifter https://www.facebook.com/shifterpt/

Soul Food: Comida vegana https://www.facebook.com/NaturalSoulFood/

Tortuga https://www.facebook.com/Tortuga-1409266065761540/

ululatus edições https://www.facebook.com/ululatus.edicoes/

VOE - Veganismo de Oposição à Exploração https://www.facebook.com/VOEveganismo/

VS Vasco Santos https://www.facebook.com/Andreiabaleiras

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Defender Rojava - chamada URGENTE para solidariedade

CHAMADA URGENTE
para DIA de ACÇÃO GLOBAL a 12 de OUTUBRO


Contra a Ocupação Turca e a limpeza étnica dos Curdos no Nordeste Sírio



Desde a criação da administração autónoma no Nordeste da Síria (FDNS – Federação Democrática do Norte da Síria), que a fronteira com a Turquia tem estado em hiper-vigilância e não houve uma única investida armada contra a Turquia que tivesse originado deste território. Em recentes conversas, mediadas pela administração dos EUA, entre a FDNS e o estado turco, as Forças Sírias Democráticas (SDF- Syrian Democratic Forces) têm demonstrado a sua vontade de cooperar com o objectivo de alcançar paz duradoura.

Na declaração que a Casa Branca entretanto divulgou, é evidente que o presidente dos EUA, D.Trump, está a infringir o acordo feito entre a FDNS e o estado turco. Esta declaração demonstra que os EUA parecem ter abandonado o povo curdo, assim dando azo a que uma zona que até então era um oásis de estabilidade e coexistência pacífica na Síria, tenha que enfrentar novamente uma temporada de conflitos sangrentos.

Erdogan e o sistema autoritário são sinónimo de uma ditadura totalitária, de militarismo e de perseguição violenta às minorias, aos Curdos e seus aliados no Nordeste da Síria. Mais de 11.000 homens e mulheres das forças de defesa nesta região síria, deram as suas vidas para a liberar do jugo do auto-proclamado estado islâmico (ISIS), protegeram as pessoas que lá viviam e assim deram-lhes a possibilidade de um futuro melhor. Além disso, mais de 22.000 combatentes foram feridos durante o árduo decurso deste conflito. Por isto ter acontecido, o mundo foi protegido da brutalidade do ISIS.

Uma invasão da região nordeste da Síria por parte das forças turcas, irá criar as condições necessárias para que o ISIS volte e retome os seus crimes contra a humanidade. Mais uma vez, todo o Médio-Oriente, a Europa e o mundo terá que lidar com esta ameaça que pode provocar perdas incalculáveis, destruição e obrigar milhões a terem que deixar as suas casas e a refugiarem-se.

É por isto que urgimos à comunidade internacional e todas as organizações sociais em redor
do mundo que actuem e se rebelem contra a ocupação turca e a limpeza étnica dos Curdos e da região Nordeste da Síria, no dia 12 de Outubro de 2019.


- Fim à ocupação turca
- Fim à limpeza étnica por parte da Turquia

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

12 de Outubro, 18 horas: Música de Combate no CCL!

Música de Combate no CCL!

Ângela Polícia (Apresentação do albúm "Apútece-me")
Ruben Ferreira aka Tom
Tiago Quintans aka TK
Uno

Centro de Cultura Libertária Rua Cândido dos Reis, 121, Cacilhas.

sábado, 14 de setembro de 2019

29 de setembro: Manifestação de protesto contra as Burricadas


















Junto com o VOE (Veganismo de Oposição à exploração), iremos realizar um protesto (silêncioso) contra a Burricadas que se realiza anualmente na Rua Cândido dos Reis, ainda nos tem sido recusada a informação sobre a data, mas estamos já com o protesto e evento preparado. Pormenores finais em breve.


Olá, boa gente,

Já temos data: 29 de setembro.

14 horas: manifestação contra "montadas" e corridas de burros.
a partir das 15h30: Haverá um lanche vegano no CCL, podem também trazer o vosso "farnel"
A manifestação terminará, assim que terminarem as corridas de burros.

No que consistirá o protesto (lembramos sempre que será pacífico e silencioso e que a CMA será avisada):
Ter uma faixa "os animais não são um brinquedo".
Ter um local mais fixo de protesto (entre a porta nº 121 e 129), onde nos concentraremos (grupo e indivíduos com seus cartazes e faixas, só pedimos que sendo organizado por um grupo vegano tenham tal em consideração), perto do CCL (onde haverá um almoço às 13), será entre as 14h e depois as corridas da parte da tarde (partir das 16h) e ficaremos até ao fim das corridas..
Distribuir flyers sobre os malefícios de tais eventos para a saúde física e psicológica dos burros.
Uma pequena performance "o burro triste" seguirá a corrida.

O artigo 45 da constituição será invocado tal como o Decreto-Lei n.º 406/74, mas faremos aviso prévio (mesmo não sendo obrigatório) dentro dos parâmetros estabelecidos, para que não haja qualquer justificação para impedir a manifestação pacífica e silenciosa ou uso da polícia por parte de quem irá torturar os animais para nos retirar (como já dissemos nem estaremos no caminho ou tentaremos impedir o evento para não stressar ainda mais os burros ou dar motivos para os promotores da barbaridade usarem a força policial). Ao contrário do que irá acontecer do "outro lado" : histeria e violência. A nada disto responderemos se nos for dirigida. Lembramos que a rua é pedonal e turística e que muitas pessoas concordarão e apoiarão a nossa ação. Não é um local fechado para a realização da barbaridade. Abraço, contamos com a vossa presença.

Entretanto, podem continuar a tentar o protesto via email, mas já é certo que não resultou:
emails: geral.510@escutismo.pt (Agrupamento 510 Cacilhas, organizadores), almada21@cma.m-almada.pt, dep.cultura@cma.m-almada.pt (departamentos culturais de Almada) e geralcacilhas@uf-acppc.pt e geral.assembleiafreguesia@uf-acppc.pt (junta de freguesia)
texto recomendado: Excelentíssimos/as senhores e senhoras,
Tomei conhecimento que em setembro de 2019 ir-se-á realizar uma 'burricada' na vossa ilustre freguesia de Cacilhas, onde um agrupamento de escuteiros que prometeu proteger a natureza e animais no seu código irá explorar animais, mais especificamente burros, na tentativa de angariação de fundos para seu coletivo.
Em primeiro lugar fico bastante espantada com o facto de um agrupamento de escuteiros católicos se encontrar a utilizar animais para angariação de fundos, que tem no seu código 6 o seguinte:
6. O Escuta protege as plantas e os animais.
"Você reconhecerá como companheiras as outras criaturas de Deus, postas, como você, neste mundo, durante certo tempo, para gozar suas existências. Maltratar um animal é, portanto, um desserviço ao Criador. Um Escoteiro deve ter um grande coração." Baden-Powell
Neste sentido utilizar um animal dócil como um burro ao longo de um dia, que quando não está preso e confinado num pequeníssimo recinto debaixo de calor intenso, é forçado a transportar pessoas numa atividade recreativa e desnecessária, numa volta constante repetitiva numa rua pedonal sobrelotada, terminando o dia numa corrida em que através de gritos, puxões e palmadas coagem os animais a vencerem uma corrida por eliminatórias num ambiente hostil de uma multidão ululante, deve ser considerado mau trato ao animal e extremamente cruel. Principalmente considerando a causa a que se trata, para obter dinheiro.
A exploração de animais para meios recreativos está a tornar-se algo do século passado, cada vez vê-se menos circos com animais, menos carroças de animais, porque a opinião pública tem vindo a mudar no que se considera o bem estar destes animais.
Deste modo é extremamente lamentável a câmara municipal de Almada e a Junta de Freguesia de Cacilhas dar luz verde para este tipo de eventos onde animais estão a ser explorados e vítimas de maus tratos.
Gostaria de saber se agora a vossa Câmara e freguesias serão sempre palcos para maus tratos a outros seres sencientes neste sentido.
Agradecia que validassem a vossa posição relativo à aprovação deste tipo de eventos de abuso e exploração animal, principalmente vindo de uma entidade que se compromete a defender a natureza e os animais.
Os meus melhores cumprimentos,
Nome
local, data'

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

07/09 20h, Jantar Benefit no CCL!

Mais um jantar vegano com os excelentes produtos da horta (Quinta Maravilha).

18h: Abertura e "cozinhanço".
20h: Jantarada.

Convívio / Conversas;
Comida vegana e um “copinho”;
Música ambiente;
Livros / Zines / Revistas;
Distribuidora do CCL e banca do VOE;
e Boa disposição.

O Jantar é benefit para o Centro de Cultura Libertária e VOE – Veganismo de Oposição à Exploração.


no Centro de Cultura Libertária
Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto.
Cacilhas - Almada

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

2 meses de AMAP Maravilha e Centro de Cultura Libertária.

Dia de balanço e de partilhas.
As actividades agrícolas são duras mas a colheita e a partilha são altamente compensadoras.
Agricultura de Proximidade fica mais fácil quando entre amigxs.
Gratidão pelo desenho Ka Morgane!! 


sexta-feira, 26 de julho de 2019

Agradecimento do CCL a companheir@s da Holanda

Na sexta-feira passada, em Amesterdão, houve concerto benefit para o Centro de Cultura Libertária!
Agradecimentos do fundo do coração aos noss@s compas na Holanda!

quarta-feira, 24 de julho de 2019

27/07. 10h: No mar como em terra, reclamamos o Sado! (Sim ao Sado, Não às Dragas)

Data:27 de Julho
Hora: 10 horas
Local: Parque Urbano de Albarquel, Setúbal

Objectivo/manifesto:

O Rio Sado é fonte de vida há milhões e, sustento humano há milhares de anos. Nele prosperaram inúmeras gerações.

Contudo, essa fonte de vida tem estado sob ameaça de visões industriais de curto prazo, longos euros para poucos e severas
consequências para todos (a nível ecológico, social e económico).

Para que as próximas gerações também possam ter no rio azul a fonte de vida, sustento, lazer e poesia com que ainda somos agraciados, a 27 de Julho entramos no rio...
Porque o reclamamos como herança de todo um povo e não como matéria para exploração desmedida.

Venham com as vossas embarcações (Traineiras, kayaks, canoas, pranchas, semi-rigidos, jangadas, veleiros,...) e juntem-se ao passeio/protesto, do P.U.A. até ao jardim da beira mar (onde está sediada a A.P.S.S.)

Se não nós, quem?

segunda-feira, 1 de julho de 2019

06/07, 19h: O concerto mais pequeno do mundo, pt.2: Sharp Knives

no Centro de Cultura Libertária
Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto.
Cacilhas - Almada

























O concerto mais pequeno do mundo, pt.2: Sharp Knives

A semente germinou e está aí a segunda leva do concerto mais pequeno do mundo, no pequeno e aconchegante CCL. Desta vez com xs companheirxs Sharp Knives, anarcho folk punk desde Lisboa!

6 de Julho - 19 horas

Vai haver jantar vegano!

domingo, 23 de junho de 2019

14/07, 18h: Interseccionalidade e o Veganismo (3 vídeos) + Jantar

14 de julho, 18 horas : Interseccionalidade e o Veganismo (3 vídeos)

3 vídeos, 3 testemunhos
no Centro de Cultura Libertária
Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto.
Cacilhas - Almada


Como cooptaram o veganismo? 22:08
(sobre o veganwashing, com a Sandra Guimarães)

Racismo no movimento vegano 20:27
(da ativista antirracista, vegana e feminista Nátaly Neri)

Porque Toda Feminista Deveria Considerar o Veganismo 11:22
(com “de Sofia!”)

18 horas: visionamento dos vídeos
20 horas: jantar vegano (benefit para o CCL e para os projetos de defesa animal que o VOE tem apoiado)
 
A banca solidária do VOE estará presente.

quinta-feira, 20 de junho de 2019

23/06,17h: CCL RESISTE! Convívio de São João

no Centro de Cultura Libertária
Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto.
Cacilhas - Almada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CCL RESISTE!

23 de junho às 17 horas

PrivatizaSão João
EspeculaSão João
TuristifícaSão João
GentrificaSão João 
NegociaSão João

Bancas e Djs.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Apelo de solidariedade internacional! (desde Turim)




Boas pessoal! Apelo de solidariedade internacional!

Na manhã de 29 de maio de 2019, no tribunal de Turim, Itália, foi realizada a primeira audiência no julgamento contra alguns anarquistas pela ocupação do Corso Giulio 45 (Turim). Um dos réus é Silvia, presa a 7 de fevereiro no contexto da operação repressiva “Scintilla” e do despejo do Asilo Occupato, na mesma cidade. A companheira, via videoconferência (por estar impedida de estar presente nas audiências) leu um texto escrito por ela e Anna, anunciando o início de uma greve de fome contra as condições e restrições impostas na secção AS2 da prisão de L'Aquila, condições prisionais comparáveis às detenções sob o regime 41bis, presentes na prisão onde estão detidas. Lembramos que a companheira anarquista, Anna Beniamino, está presa desde 6 de Setembro de 2016 no âmbito da operação “Scripta manent”, para a qual, no dia 24 de Abril, foi proferida a sentença no julgamento de primeira instância. Ela foi condenada a 17 anos de prisão efectiva e, quatro outrxs companheirxs, a 5 e 20 anos de prisão.
Solidariedade revolucionária com xs companheirxs em greve de fome e com todxs xs anarquistas presxs!

Aqui está o texto de Silvia e Anna:

“Estamos detidas há quase dois meses na secção AS2 feminina de L'Aquila.
As condições de detenção reflectem o regulamento do Artigo 41bis da lei italiana que são bem conhecidas, aqui e no exterior.
Estamos convencidas de que nenhuma melhoria poderá e/ou será efectuada, não apenas para as questões básicas, como estruturais, da secção amarela (ex-41bis): toda a prisão é destinada, quase exclusivamente, ao regime 41bis, de modo que, alterar os parâmetros do regulamento por uma pequena secção, parece de mau gosto e impraticável. Dadas as condições, ainda mais pesadas, que se sofrem a poucos metros daqui. Não podemos deixar de pensar em quantos e quantos lutaram durante anos, acumulando relatórios e julgamentos criminais. Somado a isso, está a tentativa desajeitada do DAP (Direcção da Administração Penitenciária) ,de fazer face às despesas, estabelecendo uma secção mista anarco-islâmica, que resultou numa proibição adicional de reunião, na secção em si, com um isolamento contínuo.
Existem condições de prisão, comuns ou especiais, ainda piores que as de L'Aquila. Mas tal nunca será uma boa razão para não nos opormos ao que eles impõem aqui.
Nós, deste pão, não comeremos mais! No dia 29 de maio começamos uma greve de fome pedindo a transferência desta prisão e o encerramento desta secção infame ”.
Silvia e Anna

Nota: entretanto mais prisioneirxs entraram em greve de fome, em solidariedade.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

16/06 20h, Jantar da horta no CCL!

Jantar da horta no CCL!


Domingo, 16 de Junho às 20 horas

18:00 | Abertura e cozinhanço
20:00 | Jantarada

Jantar vegano no CCL preparado com legumes de produção ecológica do pessoal da Quinta Maravilha, em Palmela, obtidos através da associação de manutenção da agricultura de proximidade que se está a iniciar a partir do CCL.

no Centro de Cultura Libertária
Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto.
Cacilhas - Almada


segunda-feira, 6 de maio de 2019

11/05 16h, AMAP - Associação pela Manutenção da Agricultura de Proximidade













11 de maio, 18 horas















AMAP- Associação pela Manutenção da Agricultura de Proximidade

VAMOS CRIAR UMA REDE DE APOIO MÚTUO

Exibição do filme:

"The strategy of crooked cucumbers"


Conversa:
O que é uma AMAP?
O que será esta AMAP?

Jantar vegan com produtos lá da horta

no Centro de Cultura Libertária
Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto.
Cacilhas - Almada

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Dia 4 de maio, 17h: "A Onda"

Dia 4 de maio, 17h: "A Onda"

Sinopse: Baseado em factos reais. Numa escola, os alunos têm de escolher entre dois temas, anarquia ou autocracia. Contrariado, o professor Rainer Wenger é escolhido para dar aulas de autocracia. Mas na mesma aula ele decide, para exemplificar aos alunos, relutantes quanto à possibilidade de uma nova ditadura fascista, como formar um governo fascista dentro da sala de aula.
Eles darão o nome de "A Onda" ao movimento, escolhem uniformes e até mesmo uma saudação. Os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando um trabalho de escola num movimento real. Quando o fanatismo toma conta do projeto, já é tarde demais.
Idioma: Alemão, Legendas: Português do Brasil. 107 minutos
Seguido de conversa e jantar vegano. Organização: Plataforma Antifascista de Lisboa (como parte do Ciclo de Cinema Antifascista) e Centro de Cultura Libertária
Entrada Livre
no Centro de Cultura Libertária
Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto.
Cacilhas - Almada

sábado, 6 de abril de 2019

O nosso obrigado à Fishladen e às bandas que participaram no Benefit

Thanks for the benefit!!!
No passado dia 9 de março a Fishladen fez um concerto benefit em Berlim para o Centro de Cultura Libertária: a ela e às bandas Out of Phase, Dog Dimension, Mainlined Heroes, e a toda a gente que participou: o nosso sincero obrigado e abraço fraterno.
 

domingo, 24 de março de 2019

30/03, 16h: Oficina de fitocosmética caseira

Oficina de fito cosmética caseira no CCL.
Sábado, 30 de Março, as 16 horas + Jantar Vegano (20h)
Com Go.S.A - Grupo Saúde Anti-autoritária


Inscrevam-se por mensagem ou por mail: saudeantiautoritaria@disroot.org

quinta-feira, 14 de março de 2019

23 de março, 16 horas: Oficina de serigrafia

A Banka Rrota estará no CCL para uma oficina de serigrafia para fazer uma demonstração de todo o processo de serigrafia, em t-shirts, sacos de pano e outros materiais também de pano. Aparece.


T-shirts feitas pela Banka Rrota para o CCL.

sexta-feira, 8 de março de 2019

16 de março: "Concerto mais pequeno do mundo" I

"Concerto mais pequeno do mundo", será um formato de evento para concertos de x em x tempo, no interior do pequeno grande CCL. A primeira edição terá a participação do Frederico Freddy Locks Oliveira e os Simply Rockers Sound System.
A semente só germina se tiver água!
16 de Março, 18 horas.